A meditação como aliada na busca por bem-estar e qualidade de vida

 A meditação como aliada na busca por bem-estar e qualidade de vida

O objetivo do nosso site é apresentar dicas e informações para que você possa analisar e considerar mudanças na sua rotina, adotando as melhores práticas, as que melhor se encaixam no seu estilo e personalidade, para promover mais saúde, bem-estar e qualidade em sua vida.

Dito isso, se a meditação pode ser aliada na busca por bem-estar e qualidade de vida, vamos entender como e saber mais a respeito.

Pessoas que adotaram a prática da meditação costumam dizer que mudou suas vidas, que ajudou a encontrar paz interior, e os cientistas concordam com essa afirmação, confirmando que a meditação não só reduz o estresse e melhora o bem-estar físico, como também é um bom exercício para o cérebro.

O objetivo da meditação é focar sua mente e mergulhar profundamente no seu eu interior. Isso se consegue através da prática da atenção plena. Concentrando sua mente durante a meditação, você alcança a câmara interior e atinge um nível mais elevado de consciência de si mesmo, do mundo ao seu redor, e do universo.  Interessante não é!? E então se você está pronto para experimentar pela primeira vez, e não tem ideia por onde começar e o que fazer, não se preocupe, pois vamos listar algumas dicas básicas logo abaixo que vão te ajudar.

Decida por quanto tempo você quer meditar

Muitos professores de meditação vão recomendar trinta minutos de exercício por dia. Se você é novo na meditação, talvez você deva começar com dez minutos por dia e depois ir aumentando. Tente meditar no mesmo horário todos os dias para construir o hábito e a habilidade. De preferência esteja sozinho e certifique-se de não ser interrompido. Algumas pessoas podem achar difícil parar e ficar sentado, especialmente quando estão acostumadas a dias ocupados, mas não desista se achar que não está funcionando. Dê tempo para praticar e evoluir.

Escolha um ambiente tranquilo

Você não quer começar a meditação durante um show de rock ou engarrafamento. Escolha um momento propício, num um lugar calmo, tranquilo e sereno, de preferência livre de distrações e estímulos visuais e sonoros externos. Desligue a TV e deixe o celular no silencioso. Coloque uma música própria para meditação.



Use roupas confortáveis

É importante que você esteja confortável durante a meditação, para que possa se concentrar no momento e não se distrair com o desconforto. Use roupas e sapatos leves e folgados.

É importante que você esteja confortável durante a meditação. Imagem: Pixabay

Alongamento

Durante a meditação, você vai ficar sentado no mesmo lugar por muito tempo. Isso pode se tornar desconfortável, principalmente no início. O alongamento permite que seus músculos liberem qualquer estresse ou tensão, e impede que você se distraia com dores no corpo durante a meditação. Alongue antes de começar, principalmente ombros, pescoço e a parte inferior das costas, pois geralmente ficam tensos primeiro, mas também pernas e braços.

Medite sentado

É mais fácil entrar em um estado meditativo quando você se senta confortavelmente, e uma alternativa muito interessante é conseguir uma cadeira de meditação. Isso ajuda você a ficar bem acomodado para relaxar e se concentrar. Um estado meditativo é alcançado em uma posição sentada. Se você se deitar durante a meditação, adormecerá antes disso.

É mais fácil entrar em um estado meditativo quando você se senta confortavelmente. Imagem: Pixabay

Meditação não é silenciar a mente, e sim testemunhar a mente

Seus pensamentos correm durante a meditação, e invés de tentar silenciar seus pensamentos, tente ser uma testemunha deles, assista-os à superfície, de onde eles vem e observe-os sair, então testemunhe o próximo pensamento que surge e assim por diante. Não alimente os pensamentos, simplesmente testemunhe-os ir e vir.

Começando com o básico

Se a meditação pode ser aliada na busca por bem-estar e qualidade de vida, vamos começar a experimentar. Fique o mais confortável possível, feche os olhos, respire naturalmente e foque sua atenção em sua respiração e como seu corpo se comporta a cada vez que você inspira e expira. Não tente controlar a sua respiração, ou pensar sobre isso, sobre o intervalo ou intensidade. Não deixe nenhum outro pensamento distrair você. Apenas se concentre em seu corpo. Após cada sessão você vai se sentir calmo e relaxado, e você só vai melhorar com o tempo.


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E então!? Vamos tentar e praticar? Você já experimentou? Já faz meditação com frequência? Deixe abaixo seu comentário, compartilhando sua experiência. Aguarde em breve novas publicações explorando mais esse tema.




IMAGENS:
Destaque: por rauschenberger de Pixabay
Imagem 2 (mulher sentado em posição de meditação): por suc de Pixabay
Imagem 3 (posição sentada para meditação): por solut_rai de Pixabay



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