O que motiva as pessoas a mudarem seus hábitos?

 O que motiva as pessoas a mudarem seus hábitos?

O que faz com que você tome a decisão pela mudança? Já pensou nisso? Vamos conversar sobre esse tema nessa publicação, tentando entender quais são os fatores envolvidos capazes de fazer alguém mudar seus hábitos.

Nós do site EuPOSSOmudar temos como objetivo apresentar informações atuais, confiáveis, que possam servir de base para o nosso público decidir por fazer alguma mudança de hábito, ou por ser um mal hábito, ou com o intuito de melhorar em algum aspecto, enfim, que possam trazer algum benefício para suas vidas. E esperamos muito que nosso conteúdo realmente inspire as pessoas ao ponto de mudarem seus hábitos. Mas o que motiva as pessoas a mudarem os seus hábitos?

De qualquer forma, sabemos que entre a decisão pela mudança e a efetiva mudança, existem muitos senões envolvidos. Não é fácil mudar! Já falamos isso aqui várias vezes. E não é fácil porque o ser humano tem como instinto se acomodar, ficar na zona de conforto. E isso é normal! Não se cobre muito ou se julgue caso você esteja com dificuldade de fazer alguma mudança nos seus hábitos.

Mudar um hábito demanda muita energia física, emocional e até mental. É preciso manter o foco, a disciplina, e acesa a chama pelo desejo de mudar. E cada pessoa tem o seu conjunto de fatores particular que vão atuar contra a mudança. Não existe um padrão, uma regra. O que influencia um, pode não influenciar o outro, ou então influenciar de forma diferente. Muito complexo!

Mudar exige sacrifício, e por isso é tão difícil

A resistência à mudança pode ser somente psicológica, nem estamos percebendo, contudo, ela está ali. Por ser uma mudança, instintivamente o nosso organismo reluta. Para ganhar algo, você deve abandonar algo. Você não pode ter tudo ao mesmo tempo na vida. E isso dói.

Mudar leva tempo e esforço. Mas temos uma notícia boa! À medida que novos hábitos são instalados, o esforço para mantê-los vai diminuindo proporcionalmente, até o ponto que se tornam parte da nossa vida. E esse podemos dizer que é o objetivo final! O ponto máximo da transformação.

Mas então, o que motiva as pessoas a mudarem?

Pensando nessa dificuldade toda, preparamos uma relação, um tipo de guia, com sugestões, exemplos, e algumas técnicas, que podem servir como ferramentas para ajudar no processo de mudança.

Prepare o dia

Comece o dia com o pé direito! As suas primeiras ações no início do dia podem te manter motivado para realizar o que você tinha programado em seu plano de mudança. Então comece bem o seu dia! Escolha um bom hábito da sua relação e comece com ele! Realize algo legal cedo! Isso vai te impulsionar para seguir com o mesmo comportamento ao longo do dia. Crie um ritual matinal. Vá se exercitar, pode ser malhar na academia ou fazer uma caminhada. Prepare um belo café da manhã saudável. Faça uma sessão de meditação.



Gostinho da mudança

Torne sua mudança de hábitos algo mais fácil no início. Ao invés de programar grandes metas para os seus dias, definida metas menores, mais simples de executar e mais fáceis de alcançar, assim você vai se motivando e quebrando aos poucos a resistência a mudança.

Introduza novos hábitos aos poucos

Complementando a ideia anterior, você também pode criar uma relação de todos os novos hábitos que deseja introduzir na sua rotina diária. Vá incluindo lentamente esses hábitos ao seu dia-a-dia. Não todos de uma só vez, porque você não vai conseguir e vai desanimar. Escolha alguns para começar, quem sabe os que você julga mais importantes, os que vão causar maior impacto na sua vida. Trabalhe com eles por alguns dias, ou mesmo semanas. Quando entender que já são uma realidade, escolha outros da lista.

Lembre-se do motivo principal

O desanimo pode se abater sobre você, pois a vida está cada vez mais corrida, o trabalho, os problemas, enfim, será normal perder a motivação. É neste momento que você tem que se lembrar que a vontade de mudar surgiu de um motivo principal. Se você sentir vontade de desistir ou perder a motivação, pare e pense no motivo principal pelo qual você iniciou a jornada. O quanto essa decisão é importante para sua vida? Pense nisso e retome sua meta.

Ritual de revisão

Crie um ritual de revisão das suas metas e dos seus hábitos. Por exemplo, escolha um dia da semana para fazer uma revisão geral dos seus hábitos. Coloque no papel, ou crie um arquivo de texto ou uma planilha. Reflita sobre o que foi implementado, conquistado, o que já é rotina, e atualize sua lista. Organize sua próxima semana fazendo correções e elencando metas em ordem de prioridade.

Escolha um dia da semana para fazer uma revisão geral dos seus hábitos. Imagem: Pixabay
Escolha um dia da semana para fazer uma revisão geral dos seus hábitos.

Anote suas experiências

Pode ser interessante manter um diário, pois é uma forma de você manter um diálogo sincero com você mesmo. Registre o que você está sentindo, seja bom ou ruim. Faça suas reflexões e análises sobre os progressos ou frustrações diárias. O diário pode ser uma fonte importante de pesquisa no futuro, inclusive uma forma de verificar a transformação e ajustes nos seus hábitos. Você pode aliar o diário a sua revisão semanal.

Recompensa

Uma forma de motivação divertida pode ser atribuir um quadro de premiações para os hábitos conquistados e metas alcançadas. Você pode criar um sistema de pontos para cada bom hábito realizado. Um total definido por você de pontos lhe premia com uma recompensa, que pode ser um alimento, um presente, enfim.

Só tome cuidado para não criar recompensas insalubres. Se permitir fazer algo ruim porque você teve um bom comportamento não é uma boa forma de se recompensar. Mantenha a moderação no seu sistema de premiações.



Você como autor

Crie o seu próprio esquema de mudança. Faça do seu jeito! Não copie ou imite a rotina de outras pessoas, ou fique aceitando conselhos. Seja agente da sua transformação, pois só assim você poderá ter um sistema próprio, personalizado, de acordo com as suas necessidades, sua realidade, e seu ritmo.

Cuidado com 8 ou 80

Você não deve cair no marasmo, ou ficar empurrando suas metas para depois, mas também não deve jogar tudo para o alto na primeira dificuldade. Tenha calma e paciência, e antes de tomar medidas drásticas, pare, reflita, pense, reorganize-se. Tome decisões em momentos em que estiver tranquilo. E seja gentil com você!

Não abandone seu progresso

Quando começamos não temos nada a perder, pois estamos partindo do ponto zero. Depois que começamos nossa jornada, começamos a conquistar nossos objetivos, um pouco a cada dia, e já podemos falar em progresso. Então já não temos mais nada a perder! Pense nisso! Continuar progredindo é uma grande motivação. Ninguém gosta de perder. Ao invés disso, ganhe mais espaço na sua linha de progresso a cada dia, ou semana, ou mês. Faça essa disputa com você mesmo. Não deixe a peteca cair! E quanto mais você progredir, mais você vai se sentir motivado e vai querer preservar esse progresso.

O sucesso é o resultado da decisão e da determinação! Não esqueça disso!

Chegamos ao fim da nossa conversa sobre o que motiva as pessoas a mudarem. Esperamos de alguma forma ter ajudado você com ideias e pensamentos para fortalecer seu processo de mudança. Não desanime! Se você acredita que precisa mudar, siga sempre em frente! Lute! Você vai conseguir! Acredite em você!


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E então? Conseguiu ter uma boa noção sobre o que motiva as pessoas a mudarem seus hábitos? Deixe seu comentário abaixo. Compartilhe suas experiências conosco.

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IMAGENS:
Destaque: por geralt de Pixabay
Imagem 2 (mulher bloco de notas): por kaboompics de Pixabay



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