Quais as diferenças entre dieta Low Carb e dieta Cetogênica?

 Quais as diferenças entre dieta Low Carb e dieta Cetogênica?

Cada vez mais lemos e escutamos falar sobre dieta low carb e dieta cetogênica. Você sabe do que se tratam e quais são as diferenças entre elas? Nessa publicação vamos conversar sobre essas dietas, entendendo o que são, quais as diferenças e possíveis benefícios de adotá-las.

Apesar dessas práticas já existirem a muito tempo, o fato é que cada vez mais se fala em dieta Low Carb e dieta Cetogênica para emagrecer. Mas afinal, quais são as diferenças entre dieta Low Carb e dieta Cetogênica? Quais os benefícios? Quais os cuidados? Antes de fazer comparações, é importante entendermos o que são cada uma.

Dieta Low Carb

Uma dieta Low Carb, de forma simples e objetiva, é uma dieta que restringe a ingestão de carboidratos, principalmente alimentos açucarados, massas e pães, priorizando o consumo de alimentos ricos em gorduras (como abacate, azeite) e proteínas (como carnes, frango, peixes, ovos, queijo).

Essa estratégia tem sido utilizada e divulgada amplamente com o propósito de perda de peso, porque consumindo menos carboidratos os níveis de insulina baixam, o que faz com que o corpo comece a queimar gordura armazenada para obter a energia necessária. Com a perda de peso, outros benefícios são associados a dieta, como prevenção ou diminuição das condições de diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

Dieta Cetogênica

Uma dieta Cetogênica, nada mais é do que uma dieta Low Carb mais radical, porque torna a ingestão de carboidratos ainda mais restrita, normalmente abaixo de 50g por dia. Então, a diferença básica das duas dietas é a quantidade de carboidratos que se pode consumir, pois os alimentos são os mesmos.

Na dieta Cetogênica, que reduz drasticamente o consumo de carboidratos, o objetivo é manter o corpo em estado de cetose nutricional, estado metabólico que ocorre quando o corpo passa a usar a gordura como sua principal fonte de energia.



Cetose Nutricional

Explicando melhor a cetose nutricional, enquanto o organismo está nesse estado, são produzidos corpos cetônicos (cetonas) a partir da quebra de gorduras no fígado. As cetonas são moléculas solúveis em água que podem alimentar a maioria das células do corpo, incluindo a maioria das células do cérebro. Se o corpo permanecer em cetose por um período prolongado, as cetonas acabarão suprindo até 50% das necessidades básicas de energia do corpo e 70% das necessidades de energia do cérebro.

Cada vez mais se fala em dieta Low Carb e dieta Cetogênica para emagrecer. Imagem: Pixabay
Cada vez mais se fala em dieta Low Carb e dieta Cetogênica para emagrecer.

O que podemos concluir sobre Low Carb e Cetogênica?

Como vimos, ambas as dietas têm como fundamento reduzir o consumo de carboidratos para que o organismo passe a usar a gordura armazenada como fonte de energia para o corpo, o que faz com que nesse processo se perca peso.

Fica evidente que a dieta Cetogênica é bem mais agressiva, pois praticamente elimina o consumo de carboidratos. Diante disso podemos presumir que com a dieta Cetogênica a perda de peso será mais rápida.

Atenção!

Ao chegarmos a essa conclusão, é importante frisar que conforme todas as referências sobre o assunto, por ser uma dieta bem mais radical, que leva o organismo ao seu limite, é importantíssimo que seja acompanhada por um médico. Normalmente precisa-se de um período de adaptação e tempo de duração definido.

Cada caso um caso

Como já comentamos em outras publicações, cada pessoa tem um organismo e características exclusivas, o que torna necessário a avaliação de cada caso para então se traçar a melhor estratégia em busca do objetivo particular.

Não negligencie a avaliação e acompanhamento de especialistas sempre que se tratar da sua saúde e bem-estar. Não corra riscos desnecessários.

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Com essa publicação buscamos apresentar de forma simples, objetiva e descomplicada, quais são as diferenças entre dieta Low Carb e dieta Cetogênica. Esperamos ter atingido nosso objetivo.

Em breve faremos mais publicações tratando dessas dietas e de outras.

Se você gostou, compartilhe com seus contatos. Se você já fez ou faz uma dessas dietas, se faz uma outra, por favor, ficaríamos muito felizes se comentasse abaixo! Vamos nos ajudar compartilhando experiências em busca de mudanças saudáveis em nossas vidas.


IMAGENS:
Destaque: por minree de Pixabay
Imagem 2 (prato aspargos carne): por RitaE de Pixabay





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