Vamos nos exercitar? Que tal começar caminhando?

 Vamos nos exercitar? Que tal começar caminhando?

Estando conscientes da importância de se manter uma rotina de exercícios físicos, precisamos começar a nos movimentar. Uma excelente opção para começar a se exercitar é caminhar. Vamos conversar sobre os benefícios da caminhada.

É muito importante para o corpo humano manter uma rotina de exercícios físicos. São inúmeros os benefícios a saúde mantermos essa prática. O problema em muitos casos é começar. Nesta publicação vamos te convencer que tem uma solução muito próxima de você, que é muito acessível, muito prática e barata, que é usar a caminhada como exercício.



Em tudo na vida o começo é o mais difícil, pois temos que despender muita energia para quebrarmos a inércia. E se surgem fatores complicadores, como por exemplo pensar em frequentar uma academia, ou precisar de parceria, ou então de equipamentos adequados, fica ainda mais difícil.

Caminhar é instinto

Caminhar é uma das atividades mais básicas que fazemos na vida, faz parte do nosso instinto, do nosso ser. Temos o tempo de engatinhar, falar e caminhar. E caminhar, que é tão natural e automático, pode ser a diferença entre ter uma vida mais saudável ou não.

Com o passar do tempo, com a evolução das tecnologias, o ser humano está cada vez mais acomodado, e porque não preguiçoso. Cada vez menos precisamos sair de casa para resolver as coisas, seja pagar uma conta, ir à farmácia, ao supermercado, cinema, shopping, entre tantas outras situações, não precisamos mais nem fazer comida! Tudo está a disposição e ao alcance das nossas mãos, via algum aplicativo em nossos smartphones.

Só que como já falamos antes, o tempo cobra o seu preço. Ficar no sofá por horas parece muito bom, mas no futuro seu corpo vai cobrar a falta de movimento, de atividade física, e chegar a velhice com vários problemas de saúde não vai ser legal, concorda?

Vamos começar a se movimentar agora!

Então aproveite enquanto há tempo! Começar a caminhar será seu primeiro passo para incluir na sua rotina diária mais atividade física, e não estamos falando na caminhada apenas como exercício diário, como uma hora de caminhada por dia, como rotina de exercício (que é o desejável), estamos falando em você começar a levantar do sofá e caminhar mais! Abrir mão do carro para ir até o supermercado, ou até a farmácia, que fica a cinco quadras da sua casa. Descer uma parada de ônibus antes e caminhar até o seu destino. É mudar sua postura em relação ao sedentarismo.

Um casal caminhando. Caminhe mais! Imagem: Pixabay

Para ajudar mais no seu convencimento, vamos listar abaixo os principais benefícios de se caminhar bastante.

Melhora a saúde do seu coração

Caminhar faz bem para o coração. Diminui as chances de doenças cardíacas, doenças cardiovasculares e derrames.



Ajuda a controlar e perder peso

Entre ficar no sofá (parado) e começar a caminhar mais (movimento), naturalmente haverá maior perda de calorias, o que com o tempo ocasionará perda de peso. Pense nisso e comece a caminhar mais, mesmo que seja em pequenos trajetos.

Regula a pressão arterial

Caminhar também ajuda a baixar a pressão arterial. É muito importante mantermos nossos níveis de pressão arterial sob controle, evitando a hipertensão.

Ajuda a combater o câncer

Muitos estudos mostram que o câncer está mais propenso em indivíduos com estilo de vida sedentário.

Melhora a circulação sanguínea

Caminhar aumenta os batimentos do coração, que aumenta a circulação do sangue no nosso corpo, e consequentemente aumenta a oxigenação, assim tudo funciona melhor. Também como consequência diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) que é responsável pela obstrução de vasos e artérias, portanto reduz riscos de acidente vascular cerebral (AVC).



Caminhar todos os dias pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Imagem: Pixabay

Reduz risco de diabetes

Caminhar todos os dias pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que, por sua vez, pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.

Fortalece os ossos

Seus ossos vão ficando mais fracos com a idade, mas caminhar regularmente pode fortalecê-los. É um exercício de baixo impacto que previne a perda de densidade óssea, reduzindo o risco de osteoporose, fratura e lesão. Os ossos mais fortes e saudáveis ​​ajudam a melhorar a nossa postura, a resistência e o equilíbrio. Caminhar também pode prevenir a artrite e reduzir a dor que a acompanha.

Também ajuda a fortalecer os músculos

Assim como com os ossos, nós também perdemos massa muscular com o passar do tempo. A caminhada como exercício também pode ajudar fortalecendo e tonificando os músculos e prevenindo a perda muscular.

Melhora a digestão

Digestão inadequada pode levar a desconforto gastrointestinal, inchaço, constipação, diarreia e até mesmo câncer de cólon. É muito importante manter o sistema digestivo saudável. Além de manter uma alimentação saudável e beber muita água, você também pode caminhar para ajudar a melhorar a digestão.

Reforça a função imunológica

O sistema imunológico do seu corpo deve estar sempre pronto para prevenir infecções e doenças. Caminhar é uma ótima maneira de aumentar sua imunidade. Caminhar pelo menos trinta minutos por dia pode ajudar a reforçar a atividade das células imunológicas, também a liberar os glóbulos brancos em um ritmo maior, permitindo que seu corpo se cure mais rápido.



Afasta a demência

A demência é uma condição neurológica caracterizada pela perda gradual da memória e das funções cognitivas. Pode tornar o ser humano incapaz de desempenhar as funções básicas do dia-a-dia, ficando totalmente dependente de terceiros. Caminhar regularmente a um ritmo moderado pode ajudar a preveni-la, melhorar a memória e aumentar a confiança quando mais velhos.

Aumenta a capacidade pulmonar

Caminhar também aumenta sua capacidade pulmonar. Durante a caminhada respiramos mais oxigênio do que quando estamos parados. Essa troca de oxigênio e dióxido de carbono em um volume maior ajuda a aumentar sua capacidade pulmonar, aumentando assim sua resistência e desempenho. Após uma caminhada de intensidade média você vai sentir aquela sensação de peito aberto.

Caminhada como exercício pode atrasar o envelhecimento. Imagem: Pixabay

Atrasa o envelhecimento

Quem mantém uma rotina de caminhadas vive mais do que quem é sedentário. Caminhar pode ajudar a prevenir muitos problemas relacionados à idade.

Por tabela ajuda a produzir a vitamina D

Sair de casa para caminhar faz com que você se exponha ao sol, o que é uma grande oportunidade para seu organismo produzir a vitamina D, essencial para aumentar a resistência óssea, prevenir o câncer, esclerose múltipla e diabetes tipo 1. Prefira sempre o sol da manhã, e sempre use protetor solar.

Reduz o estresse

Caminhar ajuda a reduzir os níveis de estresse, pois melhorando a circulação e a oxigenação do sangue, estimula os receptores do sistema nervoso diminuindo a produção dos hormônios do estresse. Inspirar e expirar enquanto caminhamos também ajuda a diminuir a tensão.

Melhora o humor

A atividade física pode ajudar a prevenir a depressão. Usar a caminhada como exercício é altamente recomendado por médicos e psiquiatras para ajudar a elevar o humor. Então, se você está se sentindo deprimido ou triste, você deve apenas dar um passeio e tomar um pouco de ar fresco para se sentir melhor.

Aumenta sua produtividade

Caminhar regularmente vai te tornar mais ativo e te encher de energia, o que vai aumentar sua capacidade produtiva diária. Sua memória, agilidade e reflexo a diferentes estímulos vão melhorar significativamente.

Pode aumentar também sua criatividade e poder de decisão

Caminhar ajuda a acalmar seus nervos e a relaxar seu cérebro. Quando você caminha se desliga um pouco da ansiedade e das expectativas da vida moderna. Isso ajuda seu cérebro a organizar os pensamentos de uma forma mais ordenada, o que pode ajudá-lo a resolver problemas enquanto caminha.

Ajuda na socialização

Usar a caminhada como exercício pode ajudá-lo a fazer novos amigos, que por sua vez vão lhe encorajar a continuar caminhando todos os dias. Você também pode caminhar para apoiar alguma causa social, o que pode ser enriquecedor.

Acreditamos que essa relação de benefícios, associados a caminhada, são suficientes para que você pense a respeito. Você concorda? Então o que falta agora é o que sempre falamos aqui, o 2D, de decisão e determinação.

E o que você precisa para começar?

Pegue um bom par de tênis, o mais confortável que você tiver. Escolha uma roupa leve, também muito confortável. Se estiver sol, passe protetor solar e quem sabe pegue um chapéu, um boné. Comece com pequenas distâncias e vá aumentando.

Para se motivar, pense nos benefícios que listamos nesta publicação, mas você também pode associar a outras questões, como quanto você pode economizar caminhando, pode conhecer novos caminhos, pode aproveitar para passear com o seu cachorro, pode se juntar a um grupo de caminhada, fazer novos amigos, enfim, explore esse momento.




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Esperamos ter ajudado com ideias e muita informação para que você possa pensar em como mudar sua vida para melhor, para uma vida mais saudável.

Deixe abaixo o seu comentário, sua experiência, suas dicas para quem quer começar.

Em breve novas publicações com novas dicas e informações.


IMAGENS:
Destaque: por Fotorech de Pixabay
2 – imagem (casal caminhando): por MabelAmber de Pixabay
3 – imagem (tênis sendo amarrado): por StockSnap de Pixabay
4 – imagem (senhor caminhando na praia): por qimono de Pixabay



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